14/03/2007

1º Dia - Segunda -Feira

A Semana da Comunicação, evento tradicionalmente organizado pelo I.N.P. – Instituto Superior de Novas Profissões, íniciar-se-à a 26 de Março de 2007. Esta semana tem como mote “Comunicação: Função de Gestão”.
No primeiro dia desta semana, onde será abordado o tema “A Provedoria no Sistema da Comunicação” os convidados são: José Carlos Abrantes (Provedor dos Leitores do jornal Diário de Notícias); José Paquete de Oliveira (Provedor do telespectador) e José Nuno Martins (Provedor do Ouvinte).

RAIO X:

José Carlos Abrantes é actualmente o Provedor dos Leitores do jornal Diário de Notícias. Foi professor de Teoria e História da Imagem na Universidade de Coimbra. É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). Tem organizado debates públicos e conferências sobre os media, nomeadamente a televisão, o jornalismo, o cinema, teoria da imagem e os blogues. Dirige também uma colecção sobre imagem, nas edições 70.

José Paquete de Oliveira é doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, através da Universidade Técnica de Lisboa (1989).
Licenciou-se em Ciências Sociais - ramo Sociologia – na Universidade Gregoriana, PUG, de Roma, Itália. Aquando da sua indigitação para Provedor do Telespectador, vinha exercendo a profissão de Professor universitário no ISCTE (onde ingressara em 1978) e desempenhando o cargo de Vice-Presidente dessa instituição universitária, coordenando ainda o curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
Foi Chefe de Redacção do diário Jornal da Madeira (1960-1969) e Director do Diário de Notícias, no Funchal (1974-76) e colaborador da Estação Rádio da Madeira.
Em Lisboa, em 1976, ingressa na vida académica. Leccionou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP e no ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa.
Desde há muitos anos segue de perto o fenómeno da comunicação social, quer como docente nesta área, quer como investigador e também em funções de jornalista profissional.
Foi colaborador permanente do Expresso, do Diário de Lisboa e actualmente assina um artigo de opinião semanal no Jornal de Notícias.
Foi comentador permanente na primeira Série de Casos de Polícia na SIC.
Foi membro do Conselho Consultivo do ICAP - Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade. Até 2005 foi Presidente da Direcção da SOPCOM – Associação das Ciências da Comunicação e até Abril de 2006 da LUSOCOM - Federação das Associações de Ciências da Comunicação no Espaço Lusófono.
Tem vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro no domínio das ciências da comunicação. Igualmente tem sido coordenador ou director de vários projectos de investigação neste mesmo domínio científico no âmbito nacional e internacional.

José Nuno Martins é o primeiro Provedor do Ouvinte da rádio Pública. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa. É autor e realizador de Rádio, íniciou também um percurso em simultâneo e polivalente na Televisão como apresentador, realizador e produtor, que tem mantido nos últimos quarenta anos. Foi o primeiro profissional a trabalhar nos três canais generalistas portugueses e frequentou estúdios de TV no Brasil, Espanha, Itália e França. Após ter criado em 1998 os maiores estúdios independentes de Televisão em Lisboa, regressou recentemente ao primeiro plano da actividade radiofónica como autor de diversas séries de programas realizados na Antena Um.
É de sublinhar que as suas actividades na Rádio e na Televisão foram frequentemente premiadas com galardões nacionais e internacionais outorgados pela crítica e pelo público.


Moderador:

Nuno Goulart Brandão é licenciado e pós-graduado em Relações Públicas e em Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, onde lecciona desde 1992. É ainda mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação ambos pelo ISCTE. Em paralelo com o seu percurso académico foi profissional de televisão durante 20 anos. Na RTP exerceu diversos cargos e funções profissionais em áreas tão diversas como a produção e realização, relações públicas, marketing, relações institucionais, programação e, mais recentemente, membro da coordenação geral do projecto Fénix de reestruturação do Grupo RTP. A sua actual prioridade, para além do ensino e da consultadoria no campo empresarial do media, é a investigação em geral e, em particular, do fenómeno televisivo, sobretudo no CIMDE – Centro de Investigação Media e Democracia, onde é sócio fundador. Tem dois livros já publicados: em 2002, O Espectáculo das Notícias na Editorial Notícias e em 2006, Prime Time na Casa das Letras.

Sem comentários: