Penso que faz todo sentido iniciar este artigo como uma questão que nos vai acompanhar ao longo deste texto: o que leva as Marcas a terem anúncios semelhantes? A culpa será das agências de publicidade? Não sei, confesso não saber a resposta a estas perguntas, mas percebo os fracos resultados que algumas dessas empresas apresentam.
Quando uma Marca entra no mercado, seja ela qual for e o tipo de produto que pretende vender, tem que ter em conta um factor de extrema importância: a Diferenciação! O modo como a marca se posiciona no mercado vai ditar, de certa forma, a longevidade da sua existência. É importante a marca, mesmo com inúmeras empresas no mercado, posicionar-se de modo distinto, de forma a diferenciar-se do restante panorama, apesar de partilhar da mesma área negocial.
Não é preciso copiar anúncios, temos que ter capacidade de fazer mais e melhor. Não temos que ir atrás de outras empresas, porque senão ninguém olha para nós e somos apenas mais uma entre muitas empresas que luta pela sobrevivência no mercado. Por isso é importante marcar pela diferença, é importante sermos os primeiros a apresentar algo de novo.
Tenho noção que muitas vezes conseguir essa diferenciação é muito difícil… mas é possível. É dispendioso fazer uma boa estratégia de comunicação, mas também ninguém disse que vencer era barato. O destino de uma marca é traçado a cada minuto que passa, qualquer passo mal calculado e pode ir tudo por água abaixo. Nós futuros estrategas da comunicação somos responsáveis pelo traçar desse destino, porque uma estratégia bem conseguida pode nos levar ao Sucesso, da mesma forma que uma estratégia mal conseguida pode nos conduzir ao fracasso.
Quando uma Marca entra no mercado, seja ela qual for e o tipo de produto que pretende vender, tem que ter em conta um factor de extrema importância: a Diferenciação! O modo como a marca se posiciona no mercado vai ditar, de certa forma, a longevidade da sua existência. É importante a marca, mesmo com inúmeras empresas no mercado, posicionar-se de modo distinto, de forma a diferenciar-se do restante panorama, apesar de partilhar da mesma área negocial.
Não é preciso copiar anúncios, temos que ter capacidade de fazer mais e melhor. Não temos que ir atrás de outras empresas, porque senão ninguém olha para nós e somos apenas mais uma entre muitas empresas que luta pela sobrevivência no mercado. Por isso é importante marcar pela diferença, é importante sermos os primeiros a apresentar algo de novo.
Tenho noção que muitas vezes conseguir essa diferenciação é muito difícil… mas é possível. É dispendioso fazer uma boa estratégia de comunicação, mas também ninguém disse que vencer era barato. O destino de uma marca é traçado a cada minuto que passa, qualquer passo mal calculado e pode ir tudo por água abaixo. Nós futuros estrategas da comunicação somos responsáveis pelo traçar desse destino, porque uma estratégia bem conseguida pode nos levar ao Sucesso, da mesma forma que uma estratégia mal conseguida pode nos conduzir ao fracasso.
Sem comentários:
Enviar um comentário