“A marca é a soma intangível (intocável) de um produto: o seu nome, embalagem e preço, a sua reputação e a maneira pela qual é comunicada. É ainda definida pelas opiniões e experiências de quem a usa.”- David Ogilvi (1955)
Não faria sentido começar este artigo sobre Marcas sem citar a definição de um grande nome da Publicidade- David Ogilvy. É de acordo com esta definição que “nós” futuros profissionais da comunicação devemos olhar para uma marca. Uma marca contém em si várias caracteristicas que a distinguirão no mercado. É extremamente importante que uma marca defina a sua identidade, imagem e que tenha uma personalidade bem definida. Estas duas caracteristicas são muito importantes, na medida em que quando o consumidor olhar para determinada Marca se sinta atraído e que o incite à compra.
Uma Marca é muito mais que a “Soma intangível de um produto”, é um amigo. É possivel fazer esta comparação, pois, da mesma forma que escolhemos um amigo, também escolhemos uma marca. Quando escolhemos alguem para ser nosso amigo, essa pessoa tem que apresentar algumas caracteristicas que se identfiquem connosco. Quando escolhemos uma Marca no meio de Milhares funciona da mesma forma. Quando compramos um determinado produto com determinada Marca é porque existe algo que nos atrai.
Todas as marcas encontram-se segmentadas e cabe-nos a nós decidir que tipo de segmento queremos entrar e que tipo de estilo queremos ter. Se eu compro roupa da marca Diesel é porque quero ter um estilo descontraido, jovem, dinamico e claro que quero estar na moda. Mas se comprar roupa da Gant ou da Sacoor já temos um estilo completamente diferente do anterior, na medida, em que cada marca tem uma personalidade e consoante essa personalidade nós comportamo-nos de maneira diferente.
14/02/2007
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1 comentário:
Amigo. Não é a dona. É a soma. Abraços
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