Muitos de nós não tem noção, mas 95% das compras que fazemos são efectuadas a nível emocional, os restantes 5% são compras que fazemos de forma racional, ou seja, são as chamadas compras de necessidades básicas.
O campo da Psicologia cruza-se com a área da Publicidade, na medida em que a precismos de entender o nosso consumidor para que saibamos comunicar melhor. A verdade é que cada vez mais o consumidor compra aquilo que quer e não o que a empresa ou a Marca gostaria que comprasse. Este problema implica uma percepção mais apurada e um maior entendimento sobre o comportamento do consumidor que se está claramente a modificar. Para este problema temos que nos debruçar sobre duas partes: a primeira é que temos que entender o que leva o consunidor á compra e depois temos que arranjar novas formas, preferencialmente inovadoras, para comunicar. Penso que esta é, apenas, uma solução, contudo, atingir estes dois objectivos não é tarefa fácil.
Se 95% das compras que fazemos são nivel a emocional isso quer dizer que as Marcas tem que comunicar com os seus targets utlizando a via emocional. É a única forma de fazer com que o consumidor pare, veja e compre! A estratégia por parte da Marca tem que passar por uma comunicação que toque na mente do consumidor, pois, as experiências Humanas, desde as mais intímas e infímas às mais colectivas e grandiosas, traduzem-se na linguagem e, claro, em comportamentos.
15/02/2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Muito bem, a pôr em prática as coisas que aprende nas aulinhas! Não deixes este blog morrer como o outro, ou seja, escreve a password num sítio qualquer!
Beijinho
Enviar um comentário