25/12/2007
22/12/2007
17/11/2007
23/09/2007
30/07/2007
25/07/2007
23/07/2007
Have a Break With...
21/07/2007
16/07/2007
Nicola - 5 anos depois...
Este anúncio do café Nicola já teve bastante sucesso. Não só pela imagem mas pela música de David Fonseca. A história que conta este anúncio foi retirada de uma cena de uma novela brasileira já bastante antiga, não me recordo do nome. O anúncio foi produzido pela Ogilvy.
04/07/2007
26/06/2007
A compreensão é uma coisa maravilhosa, mas a antevisão é mais lucrativa
Para podermos ir mais além temos que ter a capacidade e o génio de inovar e de saber criar. Temos que ter capacidade de ver mais além, pois a inovação pertence a quem olha para o mesmo que os outros e vê o que os outros não viram. Só assim é que podemos estar à frente da concorrência. É obvio que temos que perceber todas as variáveis que giram em torno da nossa organização, a compreensão e a assimilação são duas palavras que têm que ser conjugadas em simultâneo, para que se obtenha uma correcta e eficaz interpretação da realidade em que estamos inseridos.
Por isso digo que a compreensão é algo de maravilhoso, algo que está ao alcance de todos, é um exercício que pode ser e deve ser feito todos os dias. Agora, a antevisão só está ao alcance de quem quer realmente inovar e marcar pela diferença.
22/06/2007
American Express - Joe Berardo - Um Homem de Sucesso
O comendador Joe Berardo é um dos poucos bilionários portugueses, dono de uma das maiores colecções de arte moderna do mundo, investidor com participações financeiras em empresas como a Sonae ou a Teixeira Duarte e ainda com negócios que vão dos tabacos da Madeira aos vinhos JP.
Joe Berardo é sem dúvida o homem do momento. Lançou uma OPA sobre 60 por cento do capital social do Benfica, oferecendo 31,5 milhões de euros e pelos vistos não se vai deixar ficar por aqui.
Deixo-vos um anúncio publicitário em que Joe Berardo participa para o American Express. A mensagem que este anúncio pretende passar é que “nós” também podemos ser como Joe Berardo…
E tu também queres ser como Joe Berardo?
Diário de Noticias - O presente que liga consumidores às Marcas
Outro público será o dos colaboradores de uma empresa, como a força de vendas. Imagine os ganhos de produtividade que terá se, em vez do habitual jantar de Natal, levar a sua equipa para um vento na garagem, com um concerto dos The Gift. Um exemplo em que se destacou a Vodafone. Com os seus clientes é o mesmo que se passa. Ao enveredar por este tipo de acções, estará a envolvê-lo na escolha da experiência, quer seja sob a forma de promoções (sorteios, concursos ou recolha de pontos) ou prémios (ganhe uma viagem ao comprar um produto). António Quina, director de A Vida é Bela, ressalta a eficácia destas experiências no "lançamento de uma marca, em que se quer notoriedade a curto prazo, ou numa fase de consolidação para fidelizar o público-alvo". Riscos haverá sempre, embora os possa dominar ao escolher uma equipa experiente nestas lides.
A aplicação pode ser dispendiosa e demorada. O facto de ser uma experiência individual faz com que leve tempo a ganhar raízes, embora quem tenha experimentado perceba os seus efeitos. Luís Rasquilha refere quatro passos para planear estas acções. "É preciso perceber quem são os públicos e o que os motiva. Depois, saber que experiência deve ser feita e em que momento. Por exemplo, ao dar um curso de maquilhagem é importante ser irreverente se o público for jovem, ou mais clássico se a idade for avançada. Fundamental é dar destaque à marca, para que seja associada à promoção. Posteriormente, convém alimentar esta relação, porque uma vez não basta.."António Quina avançou que "para ter sucesso, a estratégia tem de ser combinada com outras técnicas, como a publicidade", já que nem todos os clientes e colaboradores terão essa benesse.
20/06/2007
15/06/2007
Anúncio Coca- Cola ZERO
Acabada de chegar ao mercado nacional, a Coca-Cola Zero é a principal aposta da multinacional de bebidas para 2007. A estratégia de comunicação segue o mesmo conceito da campanha The Coca-Cola Side of Life, feita no início do ano. Esta aposta «zero açúcar» da Coca-Cola tem vindo a ser lançada noutros mercados. Quatro milhões de litros é a estimativa de vendas da Zero para o primeiro ano de venda.
25/05/2007
SAGRES ENCONTRA-TE AQUI
Novo anúncio publicitário da SAGRES criado pela nova agência da Central de Cervejas, Fischer Portugal, para o lançamento do novo conceito de comunicação das cervejas. Está muito bem conseguida a campanha.
24/05/2007
...e diferenciação, não?
Quando uma Marca entra no mercado, seja ela qual for e o tipo de produto que pretende vender, tem que ter em conta um factor de extrema importância: a Diferenciação! O modo como a marca se posiciona no mercado vai ditar, de certa forma, a longevidade da sua existência. É importante a marca, mesmo com inúmeras empresas no mercado, posicionar-se de modo distinto, de forma a diferenciar-se do restante panorama, apesar de partilhar da mesma área negocial.
Não é preciso copiar anúncios, temos que ter capacidade de fazer mais e melhor. Não temos que ir atrás de outras empresas, porque senão ninguém olha para nós e somos apenas mais uma entre muitas empresas que luta pela sobrevivência no mercado. Por isso é importante marcar pela diferença, é importante sermos os primeiros a apresentar algo de novo.
Tenho noção que muitas vezes conseguir essa diferenciação é muito difícil… mas é possível. É dispendioso fazer uma boa estratégia de comunicação, mas também ninguém disse que vencer era barato. O destino de uma marca é traçado a cada minuto que passa, qualquer passo mal calculado e pode ir tudo por água abaixo. Nós futuros estrategas da comunicação somos responsáveis pelo traçar desse destino, porque uma estratégia bem conseguida pode nos levar ao Sucesso, da mesma forma que uma estratégia mal conseguida pode nos conduzir ao fracasso.
Optimus
Um dos anúncios visionados na conferência que a BBDO deu, a 23 de Maio, no Instituto Superior de Novas Profissões-INP. Criatividade da BBDO Portugal.
23/05/2007
Vodafone - The very best of
Se recordar é viver... vamos recordar alguns dos melhores anúncios da Vodafone.
23/04/2007
Frases soltas...
“A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar.” (Picasso)
“Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as ideias.” (Victor Hugo)
“Nos momentos de crise, só a inspiração é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein)
“Quando não se sabe para onde se vai, nunca se vai muito longe.” (Goethe)
“À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás.” (M. de Montaigne)
“Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando devíamos pensar e pensarmos quando devíamos sentir.” (J. Collins)
22/04/2007
"Nunca devemos parar, certo?"
A vida só faz sentido de acordo com a intensidade com que a vivemos e são frases apelativas que nos fazem parar e pensar, tal como esta: “ A vida é uma viagem, há um rio e uma margem, de que lado queres estar?” Portanto, nunca devemos parar, certo? … Não parar de tentar, não parar de pensar que podemos ir mais além, não parar de acreditar, não parar de rir e não parar para chorar...Continuar…a procurar a musa dos nossos sonhos que nos inspira… continuar a procurar algo de novo, de encontrar algo esquecido e reinventar o que é velho...Não deixar nada a meio, não ficar pelo caminho… Chegar em primeiro, chegar em último, mas nunca ficar para trás. Não parar de viver nem de sonhar… Não parar de ouvir a música que gostamos, não parar de a cantar…Não desistir de desistir, não desistir de vencer, não desistir de sermos felizes, de olhar, de sentir, de ouvir, de pedir, de mandar, de namorar, de nos comprometer, de errar... Não parar de iludir e de desiludir… Não parar de correr, de surpreender, de ser criança e de crescer… Não parar de ler, de escrever, de decifrar as letras pequenas, de ler nas entrelinhas, de entender o mundo onde vivemos para podermos ser felizes... mas temos que continuar a andar, a assobiar e a tropeçar, a perseguir e a prosseguir… Não parar de nos questionar, não parar de perguntar e de exclamar… simplesmente não parar… continuar e ir mais longe… Mais longe do que julgávamos ser capazes… por isto e muito mais, é preciso viver, não apenas existir.
Forrest Golf
Penso que estão todos recordados do filme “Forrest Gump” de 1994, com Tom Hanks. É um filme maravilhoso, é uma viagem magnífica pela vida de um rapaz que, apesar das suas dificuldades, vai à luta sem saber que está a lutar.
Recentemente a Almap BBDO de São Paulo, criou um anúncio publicitário tendo como base uma das cenas do filme “Forrest Gump”.A ideia deste anúncio é realçar a ideia de quem conduz um Golf não tem limites…
21/04/2007
Obrigado INP
Chegou ao fim a semana que nos últimos meses nos envolveu a 100% e pela qual ansiosamente todos esperavamos. O pano subiu a 26 de Março e desceu a 30 de Março.
Foi uma semana repleta de trabalho, emoções e sentimentos fortes, e alguns contratempos que foram eficazmente ultrapassados. Foram meses de trabalho que foram posteriormente justificados através do primeiro ao último segundo desta semana.
Como aluno desta Instituição, pela qual visto a camisola, devo dizer, que foi com muito prazer que recebi e ouvi todos os convidados que ajudaram e contribuíram para o sucesso deste ciclo de conferências que ficará na historia do INP. Numa altura como esta precisavamos de algo que provasse que “o INP está bem de saúde e recomenda-se”.
A todos os que participaram directamente ou indirectamente na organização deste projecto, que também faço parte, estão de Parabéns, pois foi desenvolvido um trabalho de equipa, com dinamismo e dedicação ao mais alto nível.
Quero fazer um agradecimento especial a algumas das pessoas do INP que estiveram envolvidas e que sem elas este ciclo de conferências não teria sido possível: José Quintela, Mónica Belchior, Nuno Brandão, Luís Poupinha e Luís Rasquilha.
Se a semana foi um sucesso foi porque trabalhamos com os melhores, esse facto deve-se a estas pessoas pelo seu génio, profissionalismo e dedicação…
Um Obrigado especial a Todos
09/04/2007
Inovação Precisa-se
É importante ter noção que vivemos num mundo cada vez mais globalizado onde a comunicação está ao virar da esquina e é necessário saber direcciona-la. Diariamente o consumidor é confrontado com centenas de marcas e apenas uma pequena percentagem é que o chama à atenção. O problema é justamente esse, é que o consumidor é literalmente bombardeado com todo o tipo de informação e acaba por “tudo” lhe passar um pouco ao lado. Se nos colocarmos no lado da marca e depois no lado consumidor somos capazes de obter algumas respostas significativas.
A relação que uma marca tem com o seu cliente é semelhante à relação entre um homem e uma mulher. Primeiro, a fase da aproximação, depois as saídas ao cinema, depois os jantar…resumindo, o clima é cada vez mais íntimo. Existe uma aproximação gradual. Não podemos conhecer uma mulher num dia e no dia a seguir querer logo “tudo”. Entre uma marca e o cliente acontece da mesma forma.
Em jeito de conclusão, as marcas tem que se preocupar cada vez mais com o lado emocional do cliente. A única via de conseguir fidelizar o cliente a uma marca específica é tratá-lo bem e preocupar-se com seus sentimentos.
19/03/2007
Experimenta...
Aqui está sem dúvida alguma o melhor anúncio publicitário do momento.Por vezes somos prendados por parte da optimus com uma qualidade sem precedentes do mais alto nível. Em uma única palavra eu considero-o "Brilhante". De facto, a nossa vida é uma viagem, temos um rio e uma margem...onde é que queres ficar?
18/03/2007
O último dia Sexta -Feira
RAIO X - Sessão Red Bull: uma Marca de Sucesso
Pedro Silva Nunes é licenciado em Engenharia Civil pelo IST e MBA na Rotterdam School of Management e Texas University at Austin. Esteve 8 anos na Procter & Gamble sempre em Laundry & Cleaning, os dois últimosanos no European Technical Center como European Marketing Manager de Ariel, a marca de detergentes mais vendida na Europa.Esteve 1 ano na Jerónimo Martins Distribuição como Director de Desenvolvimento e ainda 3 anos e meio na Vodafone como Director de Marketing onde fez o lançamento da marca Vodafone e do Vodafone Live. Na PT Comunicações que esteve como Director de Marketing responsável pelas marcas PT Comunicações e Sapo. Desde Julho de 2006, é Director Geral da Red Bull Portugal.
Renata Prado, nasceu em São Paulo, Brasil. Completou os estudos entre os Estados Unidos e o Canadá, voltando ao seu país de origem para fazer parte de uma das mais criativas redes internacionais: Almap/BBDO. Aí esteve durante 8 anos, passando de Assistente de Redacção a Redactora Sénior, ganhando os principais prémios nacionais e internacionais do sector. Com Diet Pepsi ganhou o seu primeiro Leão em Cannes. Os anos seguintes, entre 1998 e 2000 passou entre DDB e a nacional DPZ. Foi convidada para a Direcção Criativa da rede Kastner&Partners em 2001 onde, desde Milão, supervisionava o cliente Red Bull no Sul da Europa, Oriente Médio e América Latina. Em 2004 abriu a filial da agência em Madrid onde exerce o papel de sócia e Directora Criativa.
Moderador:
Luís Rasquilha é licenciado em Relações Públicas e Publicidade no INP, Pós-Graduado emMarketing com especialização em Marketing de Serviços na UniversidadeCatólica, MBA no INDEG/ISCTE e Mestrando em Gestão no ISCTE. Director deMarketing da Multipublicações (Marketeer e Executive Digest), Director Geralda LPR Consulting, com intervenções em diversas marcas como GalpEnergia,Volvo, VW, SantanderTotta, AIP, CNS, ETIC, Float, EvCom, Hotéis Real, Fundo Social Europeu, Pavilhão Atlântico, A Vida É Bela, IIR Portugal, Global Estratégias, Baixa Chiado, Team View, Brain Force, entre outras. Professor titular no INP em cursos de licenciatura e pós-graduação. Professor convidado em diversas instituições de ensino superior em Portugal, Bélgica e França. Ex-Director Executivo da WOP e Ex-Director de Contas da Ogilvy, Caetsu e Publicis. Autor de 6 livros ligados à área do Marketing,Comunicação e Marcas.
RAIO X - Sessão YDreams: a Realidade de um Sonho
António Câmara- Prémio Pessoa Expresso/UnisysEm 1978 chegara aos Estados Unidos para se doutorar e descobrira, na Virgínia, uma Universidade diferente, sem formalismos e cheia de projectos aliciantes.É Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde dirige o Grupo de Análise de Sistemas Ambientais. Foi Professor Visitante no Massachusetts Institute of Technology em 1998-99. Editou o livro Spatial Multimedia and Virtual Reality publicado em 1999 pela Taylor and Francis e é autor do livro Environmental Systems que explora a ligação entre o ambiente e a Internet e está em publicação pela Oxford University Press.É fundador da firma iiLab, Laboratório de Idéias que se dedica à computação móvel, televisão interactiva e rede ubíqua. Lidera uma das mais bem sucedidas empresas portuguesas de tecnologias de informação, a Ydreams. O colosso anarquista que é a YDreams assenta numa cultura de responsabilidade, ela própria apoiada nas tecnologias de informação.
Moderador:
Nuno Goulart Brandão é licenciado e pós-graduado em Relações Públicas e em Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, onde lecciona desde 1992. É ainda mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação ambos pelo ISCTE. Em paralelo com o seu percurso académico foi profissional de televisão durante 20 anos. Na RTP exerceu diversos cargos e funções profissionais em áreas tão diversas como a produção e realização, relações públicas, marketing, relações institucionais, programação e, mais recentemente, membro da coordenação geral do projecto Fénix de reestruturação do Grupo RTP. A sua actual prioridade, para além do ensino e da consultadoria no campo empresarial do media, é a investigação em geral e, em particular, do fenómeno televisivo, sobretudo no CIMDE – Centro de Investigação Media e Democracia, onde é sócio fundador. Tem dois livros já publicados: em 2002, O Espectáculo das Notícias na Editorial Notícias e em 2006, Prime Time na Casa das Letras.
16/03/2007
4º dia - Quinta - Feira
15/03/2007
3º dia - Quarta- Feira
Raio X:
Miguel Lemos é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e pós graduado em Finanças e Controlo Empresarial pelo CEMAF- Centro de Investigação em Mercados e Activos Financeiros. (ISCTE).
Iniciou a sua experiência profissional no Deutsche Bank de Investimento – Departamento de Mercado de Capitais – trading e venda de acções, obrigações e papel comercial em mercados primário e secundário, entre 1992 e 1994. Foi Senior Bond Sales na corretora Midas Investimentos durante 6 anos (1994- 2000) onde também desempenhou funções de co-manager de carteira. Foi Senior Equity Sales de acções portuguesas para investidores institucionais domésticos e internacionais no BBVA Midas, entre 2001 e 2003. Entre 2003 e 2005, a sua actividade foi desenvolvida enquanto Explorer Advisor (consultoria de Investor Relations). Desde 2005 é Partner e fundador da Vestigo Consulting (consultoria de Investor Relations).
Pedro Guerreiro tem MBA pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão.
É jornalista de Economia desde 1996, tendo iniciado a carreira no “Semanário”. É Director do Jornal de Negócios, publicação de que foi um dos fundadores, então através da MediaFin, uma “start-up” de conteúdos financeiros nascida em 1997 que lançou vários projectos (editoriais, formação, empreendedorismo e novas tecnologias) e que hoje está integrada no Grupo Cofina. Acumulou competências editoriais com gestão do projecto.
É autor de centenas de artigos noticiosos e de investigação nas publicações “Semanário”, “Jornal de Negócios”, “Jornal de Negócios Online” e “Capital Digital”. Escreve colunas de opinião desde 1999 e intervém com regularidade na televisão e rádio, comentando assuntos económicos. Passou pela rádio e colabora com diversos títulos, tendo já publicado nas revistas “PM – Política Mesmo” e “Atlantis”, bem como nos diários “Correio da Manhã”, “24 Horas”, na revista semanal “Sábado” e nas publicações estrangeiras “Legal Business” (Inglaterra), “El País” e “ABC” (Espanha). É co-autor de um capítulo da 2ª edição do livro “E-Marketing – Um Guia Para a Nova Economia” (Edições Sílabo).
Frequentou cursos de formação sobre Liderança e Gestão de Equipas. Participa regularmente como orador e moderador em conferências e seminários.
Moderador:
José de Lemos Quintela, é Doutorando em Comunicação, pela Universidade Cardenal Herrera-CEU, em Valência e tem o Diploma de Estudos Avançados pela mesma universidade. É licenciado em Relações Publicas e Publicidade pelo INP, onde é professor desde 1991. Detém uma vasta experiência no domínio da comunicação em diversos sectores de actividade. Entre 1998 e 2007, foi Director de Comunicação do Grupo Inapa,– uma das maiores multinacionais portuguesas. Actualmente é Partner da Quintela & Reis Associados, empresa de assessoria e consultoria em comunicação estratégica. É autor do livro «Comunicação Financeira: Transparência do Sites das Empresas Cotadas», editado em Novembro de 2006. É Membro da European Association of Communication Directors.
2º Dia- Terça- Feira
RAIO X:
Hermínio Loureiro, nasceu a 30 de Dezembro de 1965, em Oliveira de Azeméis. Frequentou o curso de gestão de empresas do Instituto Superior de Administração e Gestão. A sua carreira profissional foi construída na área dos seguros.É actualmente Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.Além das responsabilidades de deputado pelo PSD, cargo que desempenha há várias legislaturas, Loureiro foi presidente da Comissão parlamentar de acompanhamento do Euro2004 de futebol, além de Director de Marketing do Basquetebol da União Desportiva Oliveirense e membro da Comissão Directiva da Liga de Clubes de Basquetebol.Tem no seu curriculum cargos como: ex-secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.
Nuno Teles, Director de Marketing. SOCIEDADE CENTRAL DE CERVEJAS E BEBIDASDepois de uma licenciatura em Administração de Empresas pela Universidade Católica, em Julho de 1994 e um estágio no Banco de Investimento CISF, a carreira de Nuno Teles começou na Lever Portugal.Entre 1993 e 1996 foi Brand Manager das marcas Organics, Linic, Sunsilk, Timotei e Dimension, tendo sido também comprador de media para as principais marcas da Elida Fabergé.Em 1997 foi para o centro de inovação da Unilever para as marcas de cabelos, em França, onde foi Responsável pelo plano de inovação da Organics para a Europa.Em 1999 regressa a Portugal, como Marketing Manager da Lever, reportando ao Director de Marketing.Em 2001 é Responsável pela estratégia de marketing do lançamento da OniWay, e entre 2002 e 2004 assume a Direcção Geral de Vendas da M.F. Monteiro.Em Novembro de 2004 é anunciado como Director Geral de Marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.
Victor Vasques, nasceu a 16 de Novembro de 1966. É licenciado em Relações Públicas e Publicidade, pelo INP.Entre inúmeras funções, tais como os diversos artigos de opinião, destacamos o facto de em Setembro de 2004, ter sido distinguido como uma das 60 pessoas mais influentes no mercado publicitário Português nos últimos 30 Anos, em cerimónia pública e por via da votação dos leitores e redacção do Jornal especializado na área da Comunicação “Briefing”.É actualmente Presidente do Grupo Grey Portugal, desde Março de 2002, responsável integral de toda a operação Grey em Portugal, nomeadamente das Empresas e Divisões pertença do Grupo, GreyHome, G2 Lisbon, Prod’G, Grey Interactive, Mediacom Portugal e Beyond Interactive. Presidente do Conselho de Administração da Grey Lisboa SA., cargo que acumula com a Presidência do Conselho de Administração da Agência Portuguesa de Produção, Lda – Agência/Central de Produção do Grupo WPP em Portugal.Desempenhou funções de Director–Geral da GreyHome (Worldwide), Agência de Publicidade Multinacional pertença da Grey Global Group, Responsável integral de toda a operação da Grey em Portugal ao nível de Agências Criativas.Foi também Director Serviço a Clientes e Executivo, Responsável directo, reportando ao Director Geral em Madrid, por toda a operação da Empresa em Portugal.Passou ainda na BZM/Park, Agência de Publicidade Multinacional pertença do Grupo Publicis, desempenhava funções como Director de Contas.Responsável pela coordenação do alinhamento internacional da Empresa com as redes a ela associadas, nomeadamente, BMZ, FCA e Publicis-FCB, esta última apenas para o Cliente Coca-Cola.Em Janeiro de 1994, Supervisor de Contas, na J.W.T./Abrinício.Em Julho de 1989, Markimage, Agência de Publicidade Nacional, Executivo de Contas Junior.Em Fevereiro de 2001, Executivo de Contas Sénior.
Moderador:
José Rui Reis, UNIVERSIDAD CARDENAL HERRERA – CEU- VALENCIAFrequência do Doutoramento “La Comunicación en las Organizaciones”;INSTITUT FRANÇAIS DE GESTION / ESPAÇO ATLÂNTICO 1997CEMS - Executive MBAINSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕES 1982/87Licenciatura em Relações Públicas e PublicidadeActividades Profissionais na Área da GestãoParque Escolar, EPEAdministrador Desde Março 2007Rede Ferroviária Nacional REFER, EP 1997 -2007Director de Comunicação e ImagemINP – Instituto Superior de Novas ProfissõesResponsável pelas Relações Internacionais e Programas comunitários “Erasmus” 1996/2002INSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕESDocente da cadeira “Relações Públicas III”, do Curso Superior de Relações Públicas e Publicidade, desde 1992Coordenador do Curso Superior de Relações Públicas 1997/2001e Publicidade.EUROPEAN UNIVERSITYDocente convidado do Instituto Intercontinental 1998Universitário de Campina Grande, Recife, Brasilno âmbito do Curso de Pós-graduação em Gestãodesenvolvido entre as duas universidadesDocente da cadeira “Corporate Technics” do Curso 1995 - 1998Bachelor of Arts, Business Communication andPublic RelationsESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO SOCIALDocente do módulo “Campanhas Institucionais”da Pós-Graduação “Gestão Estratégica daComunicação” 2005IPRA – International Public Relations AssociationRepresentante de Portugal do Board Council 1999-2005
14/03/2007
1º Dia - Segunda -Feira
No primeiro dia desta semana, onde será abordado o tema “A Provedoria no Sistema da Comunicação” os convidados são: José Carlos Abrantes (Provedor dos Leitores do jornal Diário de Notícias); José Paquete de Oliveira (Provedor do telespectador) e José Nuno Martins (Provedor do Ouvinte).
RAIO X:
José Carlos Abrantes é actualmente o Provedor dos Leitores do jornal Diário de Notícias. Foi professor de Teoria e História da Imagem na Universidade de Coimbra. É sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). Tem organizado debates públicos e conferências sobre os media, nomeadamente a televisão, o jornalismo, o cinema, teoria da imagem e os blogues. Dirige também uma colecção sobre imagem, nas edições 70.
José Paquete de Oliveira é doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, através da Universidade Técnica de Lisboa (1989).
Licenciou-se em Ciências Sociais - ramo Sociologia – na Universidade Gregoriana, PUG, de Roma, Itália. Aquando da sua indigitação para Provedor do Telespectador, vinha exercendo a profissão de Professor universitário no ISCTE (onde ingressara em 1978) e desempenhando o cargo de Vice-Presidente dessa instituição universitária, coordenando ainda o curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
Foi Chefe de Redacção do diário Jornal da Madeira (1960-1969) e Director do Diário de Notícias, no Funchal (1974-76) e colaborador da Estação Rádio da Madeira.
Em Lisboa, em 1976, ingressa na vida académica. Leccionou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP e no ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa.
Desde há muitos anos segue de perto o fenómeno da comunicação social, quer como docente nesta área, quer como investigador e também em funções de jornalista profissional.
Foi colaborador permanente do Expresso, do Diário de Lisboa e actualmente assina um artigo de opinião semanal no Jornal de Notícias.
Foi comentador permanente na primeira Série de Casos de Polícia na SIC.
Foi membro do Conselho Consultivo do ICAP - Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade. Até 2005 foi Presidente da Direcção da SOPCOM – Associação das Ciências da Comunicação e até Abril de 2006 da LUSOCOM - Federação das Associações de Ciências da Comunicação no Espaço Lusófono.
Tem vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro no domínio das ciências da comunicação. Igualmente tem sido coordenador ou director de vários projectos de investigação neste mesmo domínio científico no âmbito nacional e internacional.
José Nuno Martins é o primeiro Provedor do Ouvinte da rádio Pública. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa. É autor e realizador de Rádio, íniciou também um percurso em simultâneo e polivalente na Televisão como apresentador, realizador e produtor, que tem mantido nos últimos quarenta anos. Foi o primeiro profissional a trabalhar nos três canais generalistas portugueses e frequentou estúdios de TV no Brasil, Espanha, Itália e França. Após ter criado em 1998 os maiores estúdios independentes de Televisão em Lisboa, regressou recentemente ao primeiro plano da actividade radiofónica como autor de diversas séries de programas realizados na Antena Um.
É de sublinhar que as suas actividades na Rádio e na Televisão foram frequentemente premiadas com galardões nacionais e internacionais outorgados pela crítica e pelo público.
Moderador:
Nuno Goulart Brandão é licenciado e pós-graduado em Relações Públicas e em Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, onde lecciona desde 1992. É ainda mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação ambos pelo ISCTE. Em paralelo com o seu percurso académico foi profissional de televisão durante 20 anos. Na RTP exerceu diversos cargos e funções profissionais em áreas tão diversas como a produção e realização, relações públicas, marketing, relações institucionais, programação e, mais recentemente, membro da coordenação geral do projecto Fénix de reestruturação do Grupo RTP. A sua actual prioridade, para além do ensino e da consultadoria no campo empresarial do media, é a investigação em geral e, em particular, do fenómeno televisivo, sobretudo no CIMDE – Centro de Investigação Media e Democracia, onde é sócio fundador. Tem dois livros já publicados: em 2002, O Espectáculo das Notícias na Editorial Notícias e em 2006, Prime Time na Casa das Letras.
08/03/2007
Nike Air - A Little Less Hurt
A empresa com o nome da deusa grega da vitória, Nike. O chamado Swoosh, o logo da marca é muito conhecido e é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971. Os seus concorrentes directos são a Adidas, Puma AG e a Reebok.
O anúncio que vos deixo, é para mim, um dos melhores anúncios que a Nike teve até hoje. Neste anúncio a Nike pretende apenas ganhar notoriedade. Não existe um incentivo à venda de um produto da marca. No final do anúncio aparece a frase “A little Less Hurt”, querendo dizer que os Ténis da Nike são realmente muito confortáveis.
As imagens são muito bem escolhidas e a música é de Johnny Cash com o tema "Hurt".
07/03/2007
How Long is a Swatch Minute?
Vamos recuar no tempo, mais propriamente 8 anos. Foi em 1999 que a Swatch lançou este fantástico anúncio. De facto, cada um de nós tem percepções diferentes da passagem do Tempo. Mas a verdade é que a vida não é o número de vezes que respiramos, mas sim o número de vezes que ficamos sem ar.
01/03/2007
Semana da Comunicação do INP
26 a 30 de Março 2007
PROGRAMA :
Dia 26 de Março de 2007 (Segunda-Feira)
18h30/20h30
A Provedoria no Sistema da Comunicação
José Carlos Abrantes - Provedor do Diário de Notícias
José Paquete de Oliveira – Provedor da Televisão
José Nuno Martins – Provedor da Rádio
• Moderador: Nuno Brandão (INP)
Dia 27 de Março de 2007 (Terça-Feira)
18h30/20h30
O Desporto como Veículo da Comunicação de Marca
Hermínio Loureiro – Presidente da Liga Portuguesa de Futebol
Nuno Teles – Director-Geral de Marketing da Centralcer – Central de Cervejas e Bebidas
Víctor Vasques – Presidente do Grupo Grey Portugal
• Moderador: José Rui Reis (INP)
Dia 28 de Março de 2007 (Quarta-Feira)
18h30/20h30
Da Informação à Comunicação Financeira
Miguel Lemos – Partner da Vestigo Consulting
Luis D’Eça Pinheiro – Director de Comunicação, Sustentabilidade e Relações com os Investidores da Brisa
Pedro Guerreiro – Director do Jornal de Negócios
• Moderador: José Quintela (INP)
Dia 29 de Março de 2007 (Quinta-Feira)
18h30/20h30
Comunicação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Cristina Tomé – KPMG
João Reis – Presidente da GRACE
Luís Vicente – Membro do Milleninum Ecosystem Assessment e Investigador na Faculdade de Ciências de Lisboa
• Moderador: Luís Poupinha (INP)
Dia 30 de Março de 2007 (Sexta-Feira)
16h00/20h30
Casos de Sucesso
16h00 – 18h00 – Red Bull: uma Marca de Sucesso
Pedro Silva Nunes – Director Geral da Red Bull em Portugal
Renata Prado – Directora Criativa da Kastner & Partners em Madrid
• Moderador: Luís Rasquilha (INP)
18h30 – 20h30 – YDreams: a Realidade de um Sonho
António Câmara – CEO YDreams (Prémio Pessoa 2006)
• Moderador: Nuno Brandão (INP)
21h00 – Jantar Comunidade INP (Associação de Estudantes/Associação de Antigos Alunos)
Mais Informações e Inscrições:
Mónica Belchior
21 750 80 10 / 96 984 42 41 semanacomunicacao@inp.pt www.inp.pt
28/02/2007
Anúncio Honda
A Honda disponibiliza uma vasta gama de automoveis. Os modelos são os mais variados; Civic, Prelude, Hr-v, Crx, Cr-v, Nsx, Accord, Element, Integra, Beat e o emblemático S2000 entre outros. A marca japonesa possui ainda os modelos Insight, IMA(Integrated Motor Assist), e o mais recente Hybrid, sendo estes últimos modelos carros assistidos por motor eléctrico.
Aqui fica registado um dos anúncios mais bem conseguidos da Honda pela forma que foi concebido e criado.
27/02/2007
Sony Bravia
A Sony desde os anos 70 que vem apresentando e propondo novas tecnologias no mercado: ela ficou conhecida por desenvolver medias para concorrer com outras e propagar as chamadas "guerras de formatos". Os anúncios publicitários da Sony sempre nos surpreenderam pela sua qualidade e criatividade. O anúncio que vos deixo neste comentário, é mais uma prova do que é um anúncio bem realizado à Imagem e Medida de uma Marca de Sucesso.
26/02/2007
Portugal
Aqui está um fantástico filme promocional de Portugal no estrangeiro. Espero que gostem tanto como eu...
Frases soltas...
“Nunca vi a dignidade do homem, a não ser na sinceridade das suas paixões” - La Rochelle
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” – Einstein
“Uma vez que ultrapassamos as metas, já não há limites” - Alphonse Allais
“Nunca vamos tão longe como quando não sabemos para onde vamos” - Oliver Cromwell
25/02/2007
Poemas...
O poema só por si é fantástico, é de Fernando Pessoa e basta. Qualquer das formas a parte estética, ou seja, as imagens que foram recolhidas estão realmente muito boas.
Estive à procura na internet da publicidade mas não encontrei em lado nenhum. Contudo, vou vos deixar o poema que eu considero fantástico!
IX
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
24/02/2007
Os MIX´s
Os instrumentos usados e que utilizamos para comunicar são os seguintes: Relações Públicas, Merchandising, Promoções, Eventos,Feiras,etc. As técnicas enumeradas são mais direccionadas e são chamadas de Técnicas Below The Line. Por sua vez, a Publicidade que é uma técnica de comunicação de Massas, destinada a um público especifíco, que se insere nas Técnicas Above The Line.
Claro que esta visão tradicional da distinção entre as ferramentas “above the line” e “below the line”, está ultrapassada. A única “saída” é integra-las e dessa junção “nasce” a EGIC- Estratégia Global Integrada de Comunicação.
O Mix Marketing é, também, um conceito bem conhecido pelos profissionais da área da Comunicação. É por de trás deste nome que se encontram os “Famosos” 4 P´s- Product, Price, Placement and Promotion.( Produto, Preço, Distribuição e Comunicação).
Os 4 P´s são variáveis internas de uma empresa e é através destas variáveis que a empresa vai tentar influênciar o Mercado, Concorrência e o Consumidor- Variáveis Externas.
A função do Mix Marketing é ajudar a desenvolver um pacote que satisfaça não somente as necessidades dos clientes dentro do Mercado, visando os objectivos, mas também que, simulaneamente maximize a performance da organização.
Por último, temos o Mix Cliente que acarreta em si os 4 C´s: Cost, Comunication, Costumer Value, Costumer Stisfaction. A função do Mix Cliente é essencialmente fazer a ponte entre o Mix Comunicação e o Mix Marketing. Muito sintéticamente é aquilo que percepcionamos enquanto consumidores.
17/02/2007
A Lei...
Por isso vou deixar aqui alguns artigos que considero importantes:
Artigo 3.º
1- Considera-se publicidade, para efeitos do presente diploma, qualquer forma de comunicação feita por entidades de natureza pública ou privada, no âmbito de uma actividade comercial, industrial, artesanal ou liberal, com o objectivo directo ou indirecto de:
a) Promover, com vista à sua comercialização ou alineação, quaisquer bens ou serviços;
b) Promover ideias, princípios, iniciativas ou instituições;
2- Considera-se, também, publicidade qualquer forma de comunicação da Administração Pública, não prevista no número anterior, que tenha por objectivo, directo ou indirecto, promover o fornecimento de bens ou serviços.
3- Para efeitos do presente diploma, não se considera publicidade a propaganda política.
Artigo 4.º
1- Considera-se actividade publicitária o conjunto de operações relacionadas com a difusão de uma mensagem publicitária junto dos seus destinatários, bem como as relações jurídicas e técnicas daí emergentes entre anunciantes, profissionais, agências de publicidade e entidades que explorem os suportes publicitários ou que efectuem as referidas operações.
2- Incluem-se entre as operações referidas no número anterior, designadamente, as de concepção, criação, produção, planificação e distribuição publicitárias.
15/02/2007
Emotions
O campo da Psicologia cruza-se com a área da Publicidade, na medida em que a precismos de entender o nosso consumidor para que saibamos comunicar melhor. A verdade é que cada vez mais o consumidor compra aquilo que quer e não o que a empresa ou a Marca gostaria que comprasse. Este problema implica uma percepção mais apurada e um maior entendimento sobre o comportamento do consumidor que se está claramente a modificar. Para este problema temos que nos debruçar sobre duas partes: a primeira é que temos que entender o que leva o consunidor á compra e depois temos que arranjar novas formas, preferencialmente inovadoras, para comunicar. Penso que esta é, apenas, uma solução, contudo, atingir estes dois objectivos não é tarefa fácil.
Se 95% das compras que fazemos são nivel a emocional isso quer dizer que as Marcas tem que comunicar com os seus targets utlizando a via emocional. É a única forma de fazer com que o consumidor pare, veja e compre! A estratégia por parte da Marca tem que passar por uma comunicação que toque na mente do consumidor, pois, as experiências Humanas, desde as mais intímas e infímas às mais colectivas e grandiosas, traduzem-se na linguagem e, claro, em comportamentos.
14/02/2007
Frases soltas
“Com os pés assentes na terra, mas com os olhos postos nas Estrelas”
“A perfeição é feita de pequenos detalhes – não é apenas um detalhe.”
“Nada acontece a menos que sonhemos antes”
“Para vencer na vida é necessário fazer tudo com entusiasmo”
“O Tempo é a coisa mais importante que o Homem pode gastar”
Uma Marca É...
Não faria sentido começar este artigo sobre Marcas sem citar a definição de um grande nome da Publicidade- David Ogilvy. É de acordo com esta definição que “nós” futuros profissionais da comunicação devemos olhar para uma marca. Uma marca contém em si várias caracteristicas que a distinguirão no mercado. É extremamente importante que uma marca defina a sua identidade, imagem e que tenha uma personalidade bem definida. Estas duas caracteristicas são muito importantes, na medida em que quando o consumidor olhar para determinada Marca se sinta atraído e que o incite à compra.
Uma Marca é muito mais que a “Soma intangível de um produto”, é um amigo. É possivel fazer esta comparação, pois, da mesma forma que escolhemos um amigo, também escolhemos uma marca. Quando escolhemos alguem para ser nosso amigo, essa pessoa tem que apresentar algumas caracteristicas que se identfiquem connosco. Quando escolhemos uma Marca no meio de Milhares funciona da mesma forma. Quando compramos um determinado produto com determinada Marca é porque existe algo que nos atrai.
Todas as marcas encontram-se segmentadas e cabe-nos a nós decidir que tipo de segmento queremos entrar e que tipo de estilo queremos ter. Se eu compro roupa da marca Diesel é porque quero ter um estilo descontraido, jovem, dinamico e claro que quero estar na moda. Mas se comprar roupa da Gant ou da Sacoor já temos um estilo completamente diferente do anterior, na medida, em que cada marca tem uma personalidade e consoante essa personalidade nós comportamo-nos de maneira diferente.
13/02/2007
Visão 360
Para concluir gostaria de dizer que nós como futuros profissionais da área da comunicação temos que ter a capacidade de olhar à nossa volta de uma forma integra e realista – visão 360º. Temos que ter noção das mais valia que o mercado nos pode oferecer, da mesma forma que temos que ter atenção às ameaças concorrenciais. Temos que ter a capacidade de nos antecipar à concorrencia e só assim poderemos marcar pela diferença, porque a difenciação na nossa área é um passo para o sucesso.